Zepelin um ônibus de formato extravagante, com tecnologia e design paraenses.
Pérola o primeiro Zepelin a circular em Belém,construido em cima de um chassi de caminhão pelo mecânico Osvaldino em 1948.
Nosso zepelin desfilando em Belém.
Duas relíquias do povo paraense, os zepelins e os clipes que eram paradas de ônibus, que tinha em alguns pontos de nossa Belém, que também abordaremos brevemente aqui no açai com história.
Bem enfrente ao nosso majestoso mercado de São Brás
Na década de 50 Clóvis Ferreira Jorge,formado em contabilidade ,e trabalhava no banco ultramarino Brasileiro na rua 15 de novembro, com clara visão no futuro fundou com outros amigos do próprio banco em que trabalhava, a empresa viação Sul-Americana, destinada a exploração dos serviços de transportes coletivos de Belém.
Dividindo suas atividades entre a firma e o banco , fez com que a mesma se tonasse a maior empresa de ônibus de Belém,e muitas inovações criou, entre elas o chamado gostosão ,ônibus percursor dos atuais que vimos em nossa cidade, e também os antigos zepelins.
Foram construidos 5 ônibus extremamente iguais ,um sucesso total , no começo da década de 50 em Belém , fazia o percurso privilegiado de São Bras ao ver- o- peso e vice versa , e no lugar de cobradores tinham aeromoças,lembrando que era uma fabricação genuinamente Paraense.
Clóvis Ferreira Jorge nasceu em Belém em 1914;Faleceu na mesma cidade em 1988.
MARAVILHOSA SUA PESQUISA, E NOS INCENTIVA A CONHECER MELHOR NOSSO ESTADO
ResponderExcluirobrigado
Excluir